Caminho-da-Fé-The-Way-Notes

Quando surgiu a inspiração que me levou ao Caminho da Fé?

Um dia, no trabalho, uma colega me mostrou algumas fotos nas quais estava ela a caminhar nesta rota de peregrinação

Lembro-me perfeitamente de ter perguntado: “Caminho da Fé? De que se trata isso?”

Jamais ouvira falar sobre a possibilidade desse tipo de caminhada no Brasil. Aliás, sobre caminhadas, até mesmo os relatos de Paulo Coelho estavam perdidos em minha memória, mais associados às experiências místicas que ele relatava do que à peregrinação em si.

Na verdade, eu nunca tinha pensando em sair por aí caminhando. Tereza, a colega de trabalho e hoje amiga especial, foi quem fez, de repente, o Caminho da Fé surgir a minha frente.

Como assim andar por dias a fio? E a roupa? O que comer? Onde ficar?

A cada resposta de Tereza mais se ia criando dentro de mim a secreta vontade de também experimentar isso.

E assim foi. Em novembro de 2006, debaixo de muita chuva, comecei a andar nesse caminho, em Águas da Prata, interior de São Paulo, seguindo em direção a Aparecida de Norte, 300 quilômetros adiante.

O Caminho da Fé

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação que percorre o estado de São Paulo, passando por parte do Estado de Minas Gerais, no Brasil

Paisagem muito bonita da Serra da Mantiqueira, peregrinos de fé. Pousadas simples, porém com hospedeiros muito amigos e solícitos. À época da minha peregrinação a rota estava muito bem sinalizada, senti-me seguro o tempo todo. Na época, foram apenas 300 quilômetros entre Águas de Prata e Aparecida do Norte. Hoje o caminho está maior, cabe avaliar antes a situação da sinalização.

Trilhar por este caminho é algo muito maior que simplesmente caminhar: é peregrinar, é participar de um propósito eivado de fé. Vencer obstáculos físicos e da mente. Reencontrar-se.

Nesta seção serão relatadas as etapas percorridas, entre Águas da Prata e Aparecida do Norte.

Os passos nesta primeira peregrinação que me levaram, anos depois, ao Caminho de Santiago de Compostela!

Da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela recolhi todo o cotidiano da caminhada: as lições, alegrias, cansaço e os sublimes encontros com o sagrado. Escrevi o livro Caminhando entre Estrelas, com o diário da peregrinação e todas as etapas de preparação pelas quais passei antes de chegar no Camino. Também os cuidados necessários, o que levar na bagagem e informações úteis para um peregrino bem se preparar para o seu tempo no Camino.

Você pode conhecer todo esse material no e-book ilustrado que preparei. Por favor, clique na figura abaixo:

E-book-caminhando-entre-estrelas

About the author
Leave Comment