Desmatamento-restauração

Desmatamento

Movidos pelas razões da sua época, aqueles que vieram antes de nós provocaram o desmatamento da Mata Atlântica.  Construíram o progresso que se esperava deles, os desbravadores do sertão, porém à custa da floresta.
Isso há quase cem anos, lá pelas bandas do noroeste do Estado de São Paulo. Na labuta para a sobrevivência, naqueles primeiros tempos, cortaram as árvores, provocaram o desmatamento e limparam os terrenos.
Pouco, ou quase nada restou da floresta que cobria a região, situada mais de 500 quilômetros longe da costa do Atlântico.

Nossa Contribuição

Numa micro área que adquirimos na última década naquela região, destinamos uma pequena parte para, teimosamente, tentar restaurar a vegetação natural que existia quando nossos ancestrais ali chegaram.
Um sonho que, apesar das dificuldades, fomos buscar transformar em realidade.
Nesta seção, iremos apresentando notícias do que já fizemos, fazemos e faremos nessa aventura de restaurar o ambiente pós desmatamento.
Ações talvez não tão relevantes para o eco sistema como um todo. Todavia, pensamos, muito importante como contribuição pessoal e para o local. Tentar fazer renascer um pedacinho de mato, onde ele já imperou décadas e décadas atrás.
Penso que por menor que seja o que possamos agregar, quando nos decidimos por uma causa a favor da natureza sempre ajudamos no esforço de manter e melhorar o nosso planeta.

Ilustrações

Iremos relatando aqui notas desse caminho tão especial para nós, porém mais informações e ilustrações estarão em dois meios adicionais:
1. Os vídeos que estão sendo produzidos como resultado da nossa busca, em favor da natureza, estão adicionados numa página específica do Facebook https://projetorefloresta.com/
2. Os relatos de todas as etapas desse desafio em recuperar aos menos pequena parte vítima do desmatamento estão no blog https://www.facebook.com/projetorefloresta

Convido-o a acompanhar esta iniciativa, vir junto viver experiência tão gratificante! Tão bom sentir-se acompanhado por quem partilha dos mesmos ideais, grato por sua companhia!

Como o Projeto Refloresta tem como fundamento Ecologia e Espiritualidade, tomo a liberdade de comentar contigo sobre o diário que escrevi da minha peregrinação a Santiago de Compostela. Neste diário estão as impressões colhidas no dia-a-dia da caminhada, além das minhas atividades de preparação para o Camino, tanto a preparação física quanto o que levar para o Camino e outras informações úteis. Se o assunto te atrai, clique na figura abaixo, por favor:

e-book-caminhando-entre-estrelas

E-book-caminhando-entre-estrelas

About the author
Leave Comment